segunda-feira, 7 de abril de 2014

Pratique o Sawabona e seja mais feliz

 Existem histórias que nos deixam a pensar e fazem com que nos questionemos acerca dos valores da sociedade onde estamos inseridos. Uma sociedade que é tão desenvolvida e humana. Será?

 Esta história apareceu-me no mural do Facebook e confesso que fiquei arrepiada quando li.

 SAWABONA

Há uma "tribo" africana que tem um costume muito bonito.
Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas que ele já fez.

A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom. Cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade. Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros.
A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro.
Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente: "Eu sou bom".

Sawabona Shikoba!
SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer:
"Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante pra mim"

Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA,que é:
"Então, eu existo pra você"

E eu pergunto, tal como me perguntaram a mim: Serão eles os selvagens?

 Seria a nossa sociedade capaz de adotar este gesto? Infelizmente julgo que não. Ao cometer um erro todas as pessoas nos atacam e cantam bem alto no pedestal como se fossem donas de uma moral inquestionável. Cospem para o ar esquecendo-se que têm telhados de vidro. Apontam o dedo e dizem "ah eu avisei-te, é bem feita!". Infelizmente é este o comportamento mais adotado pelo ser humano. Esta tribo, ao invés de crucificar e martirizar pelo erros cometidos, invoca os melhores atos da pessoa para que esta entenda qual o caminho a seguir. Isto é ser selvagem?

 Ainda bem que podemos ter conhecimento destes factos para que também nós possamos seguir um caminho de tolerância e flexibilidade com os erros dos outros. Errar é humano, é bem verdade, e só assim conseguimos perceber que os erros não são tempo perdido mas sim lições aprendidas. São esses erros que nos ensinam qual o caminho que devemos seguir para nos tornarmos melhores pessoas e quais as pessoas que devemos evitar para que não voltemos para caminhos perigosos. Esta tribo acredita no bom fundo das pessoas que dela fazem parte. Isto é de pessoas selvagens?

 Se um pessoa erra constantemente é vista como um inútil e chegam a ser considerados casos perdidos. Esta tribo assume que os erros são praticados como um grito de socorro, de fragilidade e por isso a sua função é ajudar e erguer a pessoa, não deitam abaixo. Isto é um ato selvagem?

 Selvagens somos nós que não toleramos erros e exigimos tanto dos outros. Exigimos tanto que esquecemos de nos exigir a nós próprios, esquecemos que o "bem te avisei" não apaga erros cometidos. 

Para todos vocês: Sawabona shikoba!

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover